sexta-feira, 29 de junho de 2012

Fome ou Sede ???

Você está com fome ou com sede?








As sensações de fome e sede são geradas no cérebro em um mesmo local, no hipotálamo, por isso é comum pensarmos que estamos com fome, quando na verdade estamos com sede. Cerca de 40% das pessoas confundem sede com fome.
Para os assaltantes de geladeira: a ingestão de 1 copo de água  controla a fome noturno em 100% dos casos.
Fonte: Revista Veja 

Informações relevantes sobre a água
Fonte: G1

O ideal é você não sentir sede, pois quando tem-se a sensação de sede, o organismo já está desidratado, vale lembrar que o ideal  é beber 1 copo de água de hora em hora, para ser mais exata faça o cálculo:
Um adulto normal necessita de 30 ml de água por quilo para manter suas funções orgânicas, exemplo: Eu peso 55 quilos (55 x 30), preciso  de no mínimo 1650ml de água, sem levar em consideração  nível de atividade física, dias quentes nos quais a sudorese (suor) aumenta. Daí a recomendação pelos profissionais da saúde de beber 2 litros de água ao dia.
Eu tinha  dificuldade de beber água, com a correira do dia dia acabava esquecendo, daí montei estratégias para conseguir beber pelo menos 2 litros de água ao dia.
1º Ao acordar beba 200ml de água, pois o organismo passou toda a noite sem água.
2º Toda vez que ir ao banheiro, beba água, assim você repõem o que foi perdido.
3º Se sair de casa leve um a garrafinha de água, durante uma aula ou mesmo quem trabalha em escritórios, deixe uma garrafinha sempre à vista.
A minha dica é: sempre que possível beba água gelada, pois o organismo gasta calorias para deixá-la na temperatura corporal, pouca mais gasta rsrsrs.

Bons motivos para você beber água 

1- Água emagrece
As fibras presentes nas frutas incham em contato com a água, o que dá a sensação de saciedade ao corpo. Isso engana temporariamente o estômago, segurando a fome.

2- Melhora a digestão
A água ajuda a formar enzimas que promovem reações químicas no organismo. Ela também forma o suco gástrico e a saliva, que auxiliam na digestão.

3- Controla a temperatura
Durante os exercícios físicos ou quando faz muito calor, a água liberada pela transpiração reduz a temperatura do corpo.

4- Diminui o inchaço
Quando você está hidratada, o volume de sangue aumenta. As vitaminas e os minerais chegam mais rápido à pele, ao cabelo e às unhas. Com mais água em circulação, o organismo não retém muito sódio, responsável pelo inchaço.

5- Previne a celulite
As toxinas são expulsas do organismo pelo suor e pela urina. Com a ingestão diária de água, a circulação sangüínea melhora e, aliada à eliminação de toxinas, previne o aparecimento da celulite.

6- Melhora a absorção de nutrientesUma boa hidratação garante o volume ideal de sangue para transportar os nutrientes (como a glicose e as vitaminas).

7- Reduz infecçõesA água presente no sangue facilita o transporte de minerais como o ferro, que fortalece as defesas do organismo.


No inverno é comum uma menor ingestão de água, então fiquem atentas e montem suas estratégias para que possam beber água em quantidade suficiente.


Fonte: http://nutricaoculinariaetecidos.blogspot.com.br/search/label/Dicas%20de%20nutri%C3%A7%C3%A3o

Nenhum comentário:

Postar um comentário